Licenciatura: Português / Inglês

DURAÇÃO
6 semestres

CARREIRA
Professor de Língua Portuguesa ou Inglesa no Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) e Ensino Médio, na área pública ou privada. Trabalhar com a palavra em suas múltiplas formas é o ofício do profissional de Letras. O gosto pela literatura, dessa maneira, proporciona uma bagagem imprescindível ao formado na área. Mas é preciso estar atento a outras habilidades.
O Curso de Letras visa formar pessoas competentes nas várias áreas do conhecimento, profissionais realmente qualificados para o mercado de trabalho, com uma sólida base de formação humanística e não apenas professores habilitados para docência no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Assim, sua missão funde-se à educação voltada para a formação do homem nas dimensões lingüísticas, estéticas, políticas, científicas, tecnológicas, sociais, econômicas, éticas e culturais, fornecendo ao indivíduo potencialidades para atuar como cidadão reflexivo, crítico, criativo, consciente de seu papel na sociedade e comprometido com as transformações do meio em que vive.
É fundamental para o profissional de Letras o pleno desenvolvimento das competências de uso da língua em suas modalidades oral e escrita. Além da reflexão acerca da língua em seus aspectos discursivos e lingüísticos e sobre o significado cultural e histórico de sua produção literária.

MERCADO DE TRABALHO
O profissional formado em Letras pode atuar nas escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada, bem como em cursos livres de línguas, em empresas, instituições e empreendimentos que demandem serviços ligados às línguas portuguesa, inglesa e respectivas literaturas. Além disso, ainda pode prestar assessoria a empresas privadas e públicas na área de comunicação, na confecção de dicionários, glossários e na produção e revisão de textos. O profissional com bom domínio da Língua Inglesa poderá prestar concurso para tradutor público.